Sunday, March 11, 2007

A Magia da Temperatura de Transição Inversa

Finalmente, temos uma quantidade de proteína suficientemente grande para que possamos ver em directo e ao vivo a temperatura de transição inversa (Tt). Isto é, para quem já não se lembra do que se trata (que corresponde à totalidade a esfera do pequeno punhado de pessoas que estão neste momento a ler este post), a nossa proteína é uma Elastin like, logo ao contrário das demais proteínas, com o aumento da temperatura acima da temperatura de transição em vez de se tornarem mais desorganizadas e desnaturarem, adoptam uma estrutura mais ordenada, digamos que se enrola. Ao adoptarem estas estruturas mais organizadas vão como que expulsar a água que estabilizava a proteína enquanto esta estava estendida, assim deixa de permanecer em solução. Isto dito de uma forma muito simples como é óbvio. Assim temos aqui uma imagem bem gira do acontecimento da nossa proteína mágica!


Came on! Do your magic!

Atenção que este processo é totalmente reversível!

Nice ain't it?

2 Comments:

At 6:42 AM, Blogger Alberto said...

Uau!! Muito bem, a nossa moviestar elastin like protein tá a dar que falar! Acho k com este pequeno truque já podes entrar no Luís de Matos... vais arrasar, lol!
Agora a sério, continua o bom trabalho!!

 
At 3:08 PM, Blogger Uruk Riot said...

Obrigado Alberto, mais uma vez por seres o único a comentar o que escrevo (a comentar e já agora, o único que lê o que efectivamente está aqui escrito, isto é se a tua esposa também não o faz, mas essa parte eu desconheço). Obrigado pelo o insentivo, e estou a aguardar um post teu para contares umas boas novas do teu trabalho porque eu bem sei que as tens, e também, já agora, como quem não quer a coisa, para deixar de ser o único com posts visiveis no blog...
Abraço!

 

Post a Comment

<< Home