Saturday, February 10, 2007

50 litros de... cheirinho!

"Cheira a rosas senhor!"

Esta é sempre a expressão ideal a aplicar, furtada com mimos a uma cândida donzela, para referir o tópico dominante do meu trabalho neste momento. Por ordens da minha suprema chefe, tinha de conseguir por meus de artes mágicas ou outras ciências ocultas produzir 50 l de cultura de E. coli com o nosso belo polímero lá dentro. Assim comecei por fazer 8 l, 6 l, 4 l, 2 l, 2 l (entre virgulas corresponde a um dia), não consegui fazer mais por questões meramente logísticas, assim em 5 dias úteis fermentei 22 l, menos de metade. Mas seja como for, foram quantidades suficientes para espalhar um agradável aroma pelo laboratório, pela sala de centrifugas, pelos corredores, e por onde quer que as pessoas de nariz mais apurado quisessem comentar, e garanto-vos que não foram poucos. Nestes dias pensei que mesmo que se tomasse banho várias vezes ao dia, os comentários não iam parar.
Mas eis que chega a cavalaria!
Vou fazer uma fermentação de 50 l, num fermentador de 70 l no Departamento de Engenharia Biológica, tenho de confessar que esperava um bicho com um tamanho mais imponente, mas visto que este está num grande buraco no chão, quando lá descer talvez a minha visão das coisas mude de forma radical.
Agora, quando me lembro das centrifugações aparentemente intermináveis dotadas da leve fragrância desta bela bicha quando são poucos litros, imaginemos quando serão os 50 l! Acho que vou passar 24 h seguidas a centrifugar num verdadeiro ambiente de puro fresh air! Há sempre um lado positivo para tudo, no final ficarei completamente habilitado a nível aromático para enfrentar as mais oudases limpezas dos mais imundos locais públicos de defecção!
Mas há um ponto muito mais importante, estamos a produzir proteína! Ficou a liofilizar over weekend, mal tire uma foto à amostra sólida coloco-a aqui para a partilhar convosco! Que me dizem?

Das parfum...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home